Pr. Ismael Pereira do Lago

Nascido em doze de maio de 1905, Ismael Pereira Lago foi casado com Antonieta Ramos Lago e membro do ministério quadrangular desde dez de janeiro de 1957.   Pai de três filhos, Samuel, Telma e Paul, Ismael Lago foi pastor em Joinville – SC, Limeira –SP Porto Alegre – RS, Lages – SC, e Balneário do Camboriú – SC.

Foi pastor titular em Porto Alegre-RS,Camboriu-SC,Limeira-SP entre outras varias cidades. Foi Superintendente no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo. Eleito VICE PRESIDENTE do Conselho Nacional de |Diretores da IEQ. de 1975 a 1979 e PRIMEIRO VICE PRESIDENTE de 1980 a 1985

Batismo em São José do Rio Preto – 1959

Ismael Pereira Lago enfrentou os primeiros anos de implantação da Obra no Brasil. Foi um pioneiro desta instituição e graças a isto seu ministério guarda um tesouro de testemunhos e histórias curiosas.Uma pessoa agradável e de grande simpatia, o pastor Ismael tinha sempre uma palavra de ajuda e conforto para que o procurasse. Sempre bem humorado, referia-se a si mesmo como “o pastor mais lindo desta Cruzada”. Suas mensagens sobre o batismo no Espírito Santo são memoráveis. Ninguém esquece sua ilustração sobre a vida cheia do Espírito e o Batismo, feita com a ajuda de uma bonequinha (representando o crente) e uma jarra de água (representando o Espírito que é derramado sobre nossa vida).

Uma destas histórias é a de um grupo de rapazes que comparecia aos cultos na tenda apenas para caçoar do pregador e promover desordem. Um destes rapazes certa vez esperou passar a sacola de ofertas e nela colocou um gambá. Ouvindo depois a mensagem e tocado pelo Espírito o mesmo rapaz aceitou a Cristo como salvador e então procurou o missionário para pedir perdão. Este jovem tornou-se um pastor e, passados muitos anos, ainda se comovia ao encontrar com o pastor Ismael.

 

Pr.Ismael em Porto Alegre – 1971

Outra destas histórias é a do casamento de nossos queridos pastores Cyro (sobrinho do pastor Ismael) e Ozaide do Lago. Os dois jovens não se conheciam, mas quando Ismael conheceu Ozaide, então membro de uma igreja que este pastoreava no estado de Santa Catarina, quis logo apresentá-la ao sobrinho pois, dizia ele, os dois tinham sido feitos um para o outro. Com sua ajuda hoje temos este casal em Limeira – SP, construindo uma das maiores igrejas quadrangulares no Brasil.

Um homem de oração, Ismael Pereira Lago amava os jovens e tinha prazer em abençoar casamentos e novos ministérios. Ainda em seu leito, aos noventa anos de idade e já sem visão, quando não podia levantar-se para pregar, orava sem cessar pelo ministério desta igreja. Faleceu na cidade de Limeira – SP, no dia dois de junho de 1995, deixando no ministério quadrangular uma grande saudade.

 

Fonte: Departamento Histórico Quadrangular